domingo, 30 de dezembro de 2012

Agora vai...

Sabe aquelas promessas de fim de ano que a gente sempre faz e acaba não cumprindo depois? Com alguns toques, é possível colocar todas em prática desta vez!


Por Giovana Penatti • Arte Amanda Miyuki

1 Tirar notas boas

Não tem jeito: você precisa prestar atenção nas aulas e deixar as conversas para o intervalo. Na sala de aula, faça anotações e tire dúvidas com o professor. Em casa, faça todas as lições e de preferência no mesmo dia, já que o assunto está fresquinho na cabeça. Mas calma, não é para morrer de estudar. Uma horinha por dia, caprichada, e pronto: missão cumprida!

2 Quarto em ordem

O segredo é evitar que a bagunça comece. Para isso, crie o hábito de colocar tudo de volta ao seu devido lugar assim que terminar de usar. Se não der certo, se comprometa a dar uma bela arrumada no quarto pelo menos um dia por semana.

3 Juntar uma grana

Comece anotando tudo o que comprar. Sem trapaça, hein? No fi m do mês, dê uma olhada na lista. Assim, dá para ver o que foi por impulso e o que era realmente necessidade. Aí, é só ir se policiando e, com o tempo, você aprenderá a gastar melhor seu dinheiro e economizar.

4 Ler mais

Tenha sempre um livro na bolsa. Desse jeito, toda vez que estiver à toa – tipo no ônibus indo para a escola ou esperando as amigas no shopping – você pode dar uma lidinha. Quando nem perceber, já terá terminado o primeiro livro e vai para o próximo. Vira um hábito.

5 Cuidar do seu pet

Todo animal de estimação precisa de vários cuidados – além de carinho, claro. E não é justo implorar para ter um bichinho e depois deixar sua mãe cuidando dele sozinha, não é? Então, reserve um tempinho do seu dia para dar um help em casa, responsabilizando-se por alguma tarefa. Por exemplo: vai escovar o pelo dele todos os dias ou o levará pra passear sempre que chegar da escola.

6 Organizar os horários

Para dar conta dos estudos, passeios e cursos, você precisa saber dividir bem o seu tempo. Uma sugestão é criar uma tabelinha para cada dia da semana, incluindo tudo o que precisa fazer. Aí, é só se empenhar pra cumprir as tarefas dentro do horário e vai sobrar bem mais tempo pra se divertir.

7 Dentes bonitos

Você é daquelas que só usam fi o dental no dia da visita ao dentista? Tente fazer disso um hábito. Se for muito difícil de imediato, comece fazendo só uma vez ao dia, antes de dormir. Mas escovar os dentes depois das refeições é obrigatório, tá?
Dica: tenha sempre escova e pasta na bolsa!

8 Não brigar com o irmão

Irmão, muitas vezes, é bem pentelho mesmo. Mas pra não se estressar nem levar bronca dos pais depois por causa das brigas, o segredo é ter calma e apostar na conversa. Mostrar-se uma irmã legal também pode fazer milagres! Ele vai pensar duas vezes antes de dedurá-la, por exemplo.
Dica: se não adiantar, o jeito é respirar fundo e contar até 10 pra não pirar.

9 Ser mais saudável

A combinação comer só besteira + não fazer exercícios sempre dá na mesma: ganhar peso e, no futuro, pode até fi car doente. Por isso, ouça sua mãe quando ela diz pra você ingerir mais legumes e frutas e diminuir os salgadinhos e refris. Você não curte nada disso? Então, troque pelo menos os refrigerantes por sucos. Promessa moleza (e deliciosa) de cumprir, hein?

10 Visitar os avós

Bote na sua agenda ligar ou fazer uma visitinha (uma vez por semana, por exemplo). Não custa nada e será garantia de sorrisão do vovô e da vovó pela sua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário